Gestão de Mudanças

Gestão de Mudanças

A mudança é a certeza que temos!

Uma mudança organizacional é todo e qualquer movimento que faça uma organização, uma pessoa ou situação sair de um estado atual, passar por um estado de transição e chegar em um estado futuro desejado. Pode ser em processos, tecnologias, comportamentos, cultura, estruturas organizacionais, estruturas físicas e várias outras possibilidades. A necessidade de mudança pode ser transformada em um projeto, uma iniciativa ou acontecer de forma pontual. Várias mudanças podem acontecer simultaneamente. E a certeza que temos hoje é que as mudanças acontecem cada vez mais rápidas e exigem agilidade por parte das empresas e das pessoas.

Gestão de Mudanças é a aplicação de um processo estruturado e um conjunto de ferramentas para conduzir as pessoas pelas mudanças organizacionais. É também uma competência que precisa ser desenvolvida em todos os níveis, porque ter prontidão é um requisito nos dias atuais e o que torna uma organização com capacidade para absorver mais mudanças, de forma mais ágil e simultânea.

Um universo de possibilidades

Exemplos de mudanças organizacionais

Implantação ou Upgrades de Sistemas
Transformação Digital
Implantação de métodos Ágeis
Fusões e Aquisições
Redesenho de Processos
Lean Six Sigma
Reposicionamento Cultural
Desenvolvimento de Novas Competências
Inclusão e Diversidade Organizacional
Implantação de Políticas de Recursos Humanos

Expansão ou Downsizing
Redução de Custos
Abertura de Unidades e Filiais
Mudança Física (nova sede ou unidades)
Mudança de Report (nacional ou internacional)
Implantação de Estrutura Matricial
Novo posicionamento com clientes ou fornecedores
Nova estratégia comercial
Nova identidade / posicionamento de marketing

Entenda os benefícios

POR QUE GESTÃO DE MUDANÇAS

Melhor conexão

das mudanças com os objetivos e resultados do negócio

Trazer agilidade

para as pessoas e para a organização

Acompanhar os resultados

da mudança pelos fatores humanos do ROI (as pessoas adotarem o novo com proficiência)

Conduzir as pessoas

de forma saudável por uma curva que envolve consciência, desejo, conhecimento, habilidade e reforço

Gerenciar resistências

que podem impactar o sucesso das mudanças

Mitigar riscos

e consequências negativas como turnover, impacto nos clientes, redução de produtividade, clima organizacional

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“Se você fala com um homem em uma língua que ele entende, isso vai para a sua cabeça. Se você fala na língua dele, isso vai para o seu coração.”

Nelson Mandela

Todos são responsáveis. Cada um com o seu papel

Quem faz Gestão de Mudanças?

Equipe ou Profissional de Gestão de Mudanças

Responsável pela estrutura, processo, estratégia e metodologia de gestão de mudanças, seja para um projeto / iniciativa ou para a organização com um todo.

Equipe do Projeto ou Iniciativa

É responsável pelas entregas técnicas do projeto, garantindo que a solução seja implementada com sucesso.

Funções de apoio

São áreas ou profissionais que trazem as expertises da organização necessárias para que as mudanças aconteçam. Por exemplo: Recursos Humanos, Comunicação, Marketing e Processos.

Executivos e Sponsors

Possuem o papel de serem patrocinadores das mudanças. Precisam comunicar sobre as mudanças, dar exemplo e criar redes de patrocínios.

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Líderes intermediários

Possuem o papel de líderes da mudança perante suas equipes. Precisam comunicar, fazer a ligação entre a mudança e a sua área, ser advogados da mudança, gerenciar resistências e apoiar os seus empregados para que façam suas transições individuais.

Empregados

Precisam entender o que é a mudança, saber fazer perguntas, se envolver, questionar, adotar e utilizar o novo.

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E-book

OS PAPÉIS NA GESTÃO DE MUDANÇAS

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