O que é Gestão de Mudanças

Gestão de Mudanças

Impulsionar o sucesso da mudança preparando, equipando e apoiando as pessoas para que prosperem durante a mudança

O que é Gestão de Mudanças?

A Gestão de Mudanças como disciplina evoluiu e amadureceu muito nos últimos 25 anos, na mesma proporção em que as organizações estão mudando rápida e constantemente. A mudança não é fácil e muitas vezes repleta de resistência, confusão, estresse, ansiedade, atrasos e, em alguns casos, fracassos. Mas existe uma forma de impulsionar melhor a adoção, o uso, a competência e a prontidão de mudanças para prosperarmos.

A Pesquisa de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças da Prosci revelou que, para as mudanças serem bem-sucedidas, devemos preparar, equipar e apoiar as pessoas que estão vivenciando uma mudança para que elas adotem com sucesso a nova maneira de fazer o seu trabalho. Sem a adoção, as mudanças não terão sucesso e não entregaremos os resultados desejados.

Mais do que comunicações

Costumamos dizer que enviar um e-mail na segunda-feira, para um treinamento na terça-feira de uma mudança que está para acontecer na quarta-feira, não é Gestão de Mudanças e é um dos motivos pelos quais as mudanças falham. Um bom Plano de Comunicação faz parte da Gestão de Mudanças sim, mas não é o suficiente.

A Gestão de Mudanças é muito mais do que comunicar o que está mudando, como a implementação ou aquisição de um sistema. É apoiar as pessoas na organização em suas transições individuais, do estado atual para o estado futuro e entender o que é necessário para influenciar cada pessoa a abraçar e adotar a mudança. Desta forma, as organizações podem aumentar significativamente as chances de sucesso do projeto e seus investimentos em projetos que trarão resultados significativos.

A necessidade de uma metodologia estruturada e flexível

As organizações adotam a disciplina de Gestão de Mudanças de maneiras diferentes, de acordo com suas necessidades, tipo, capacidade, competência e tamanho. Por exemplo, a implementação de tecnologia obrigatória a ser realizada na qual a organização pode se beneficiar da Gestão de Mudanças ou quando decidem investir na Gestão de Mudanças como uma capacidade organizacional para apoiar o crescimento agressivo dos negócios. Em outras palavras, a Gestão de Mudanças pode variar em escopo e propósito de acordo com as necessidades de cada organização e isso pode variar a forma como ela é definida e implementada.

Portanto, é especialmente importante que as empresas utilizem uma abordagem estruturada, porém flexível, escalável e adaptável o suficiente para gerenciar a mudança em suas organizações.

Nível Projetos e Iniciativas

project-callout-desktop

A aplicação de um processo estruturado e um conjunto de ferramentas para liderar o lado humano da mudança para alcançar o resultado desejado em nosso projeto.

Nível
Organizacional

org-callout-desktop

Uma competência de liderança para permitir a mudança dentro da organização e uma capacidade estratégica para aumentar nossa capacidade de mudança e responsividade.

Qualquer que seja o nível de Gestão de Mudanças, o objetivo final é ajudar as pessoas, em suas transições individuais, a adotarem uma mudança que possibilite a organização a alcançar mais sucesso. Para saber mais sobre quem normalmente está envolvido na Gestão de Mudanças, consulte nosso artigo: Funções essenciais na Gestão de Mudanças.

Tem interesse em aprender mais sobre a Gestão de Mudanças?

Obtenha o Pacote de Gestão de Mudanças para iniciantes

Por que Gestão de Mudanças?

O modo como você gerencia as mudanças causa impacto nas coisas que mais importam para sua organização, incluindo seus colaboradores, seus clientes e sua lucratividade. Visto que as organizações estão enfrentando mudanças mais rápidas e complexas do que nunca, os motivos para a Gestão de Mudanças só estão crescendo. Mas, mais do que tudo, a Gestão de Mudanças prepara, equipa e apoia as pessoas, para que elas possam engajar, adotar e usar a mudança com sucesso.

Eleve os resultados do projeto

A Gestão de Projetos, que se concentra no lado técnico da mudança, e a Gestão de Mudanças, que se concentra no lado humano da mudança, desempenham papéis essenciais no sucesso da mudança. Ao usar uma abordagem de práticas recomendadas para gerenciar mudanças, como por exemplo, a implementação de uma nova plataforma de contabilidade para agilizar os processos, quanto você pode melhorar a probabilidade de cumprir os objetivos do projeto? Espantosamente em 06 vezes, de acordo com a Pesquisa de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças Prosci, onde temos pesquisado praticantes de todo o mundo por mais de 20 anos.

Os custos e riscos da Gestão de Mudanças ineficaz, ignorando o lado humano da mudança, podem ser significativos, impactando não apenas os resultados do projeto, mas também cronogramas, orçamentos e muito mais.

A pesquisa da Prosci mostra de forma consistente que as organizações com excelente Gestão de Mudanças obtêm maior sucesso com a mudança.

6x
5x
2x

O impacto da Gestão de Mudanças na sua organização

Sem Gestão de Mudanças

Pessoas são surpreendidas pela mudança

Falha nos resultados de projetos

Cronogramas são estendidos

Custos adicionais são necessários

Baixa adoção e uso

Com Gestão de Mudanças

Pessoas se sentem preparadas e suportadas

de entrega de objetivos de projetos

ficam dentro do cronograma

ficam dentro do orçamento

Entrega do ROI pela dependência das pessoas

Com excelente Gestão de Mudanças, as pessoas:

Adotam mudanças de forma mais rápida, completa e eficiente

Mantenham-se envolvidos na organização durante a mudança disruptiva

Entendem por que a mudança está acontecendo

Possuem o tempo e as ferramentas para embarcar e sentirem ouvidos e apoiados

Aplicar os princípios da Gestão de Mudanças antes, durante e depois de um projeto pode ajudar muito a obter os retornos desejados sobre os investimentos do projeto.

Construindo a capacidade da mudança

Você pode aumentar a capacidade de mudança de sua organização e se preparar melhor para mudanças futuras, construindo sua capacidade geral de mudança. Chamamos esse recurso de Gestão de Mudanças Organizacionais:

Basicamente, a Gestão de Mudanças Organizacionais é a implantação sistemática de habilidades, ferramentas e processos de Gestão de Mudanças em uma organização. Você pode obter esses recursos por meio de caminhos, como o treinamento formal das principais funções em sua organização ou obter suporte prático de especialistas externos para desenvolver esses recursos internamente.

Construindo a capacidade da mudança

Basicamente, a Gestão de Mudanças Organizacionais é a implantação sistemática de habilidades, ferramentas e processos de Gestão de Mudanças em uma organização. Você pode obter esses recursos por meio de caminhos, como o treinamento formal das principais funções em sua organização ou obter suporte prático de especialistas externos para desenvolver esses recursos internamente.

Processo de Gestão de Mudanças

A Metodologia Prosci é uma das abordagens mais amplamente utilizadas para a Gestão de Mudanças no mundo. Na verdade, os escritórios da Prosci em vários continentes, juntamente com mais de 30 parceiros globais, oferecem treinamento e suporte relacionados à metodologia em todos os cantos do globo. Até o momento, a Prosci certificou mais de 100.000 profissionais em todo o mundo.

A Metodologia Prosci e seus modelos, ferramentas e processos associados são baseados em mais de 20 anos de pesquisa, o que a torna uma verdadeira abordagem de práticas recomendadas para a Gestão de Mudanças. Vamos dar uma olhada em dois dos componentes principais da Metodologia Prosci: o Prosci ADKAR® Model e o Prosci 3-Phase Process. Ambos são baseados neste princípio fundamental:

Uma estrutura para a mudança individual

Portanto, a questão é: como facilitamos essa mudança individual que leva à mudança organizacional? Mais importante, usamos um processo estruturado – o ADKAR® Model – para guiar as pessoas por uma mudança específica para garantir que eles aceitem e adotem a mudança.

Os profissionais, patrocinadores da mudança, líderes e outros estão todos envolvidos neste processo. Ao unir forças para aplicar o ADKAR® Model, podemos apoiar as pessoas em sua Consciência sobre porque estamos fazendo a mudança, o que ajuda a fomentar o seu Desejo de fazer a mudança. Fornecemos a eles conhecimento sobre como mudar e garantimos que tenham a capacidade de que precisam para fazer a mudança. E oferecemos reforço para garantir que a mudança seja mantida.

Milhares de organizações hoje utilizam o ADKAR® Model para enfrentar seus desafios de mudanças mais difíceis. Você pode aprender mais sobre o ADKAR® Model em nosso webinar, ADKAR: os cinco blocos de construção da mudança individual.

Uma estrutura para a mudança organizacional

Enquanto o ADKAR® Model permite mudanças bem-sucedidas em nível individual, o Prosci 3-Phase Process fornece uma estrutura para alcançar mudanças em nível organizacional. Este processo estruturado, porém flexível, orienta os profissionais na execução das etapas e atividades necessárias para alcançar o sucesso em um projeto ou iniciativa. Os praticantes aplicam componentes da Metodologia Prosci, como o ADKAR® Model e o PCT Model, dentro da estrutura do Prosci 3-Phase Process. 

Aqui está a estrutura básica do Prosci 3-Phase Process e os objetivos de cada fase: 

Prosci-Methodology

 Phase 1 – Prepare Approach: Posicionar a mudança para o sucesso, desenvolvendo uma estratégia de Gestão de Mudanças personalizada e escalonada com o patrocínio e o comprometimento necessários. 

Phase 2 – Manage ChangePara alcançar a adoção e o uso da mudança, criando, implementando e adaptando planos que irão mover as pessoas e a organização através das transições ADKAR®.

Phase 3 – Sustain OutcomesPerceber o valor da mudança, garantindo que a mudança seja adotada e que a organização esteja comprometida e preparada para sustentar a mudança. 

Agora que você tem um entendimento básico sobre o que é Gestão de Mudanças, porque é importante e como é um processo comprovado para aplicá-lo, temos muitos outros recursos disponíveis para ajudá-lo e sua organização a terem sucesso na mudança. Para obter detalhes adicionais sobre o ADKAR® Model e o Prosci 3-Phase Process, clique aqui.

Pronto para aprender mais sobre a Metodologia Prosci e as melhores práticas em Gestão de Mudanças?

Aprenda na prática a Metodologia Prosci em Gestão de Mudanças para realizar diagnósticos, fazer análises, utilizar e acessar a curva da mudança individual, levantar métricas e indicadores de acompanhamento e criar planos de ações que fazem sentido para sua realidade, necessidade e cultura.

Acessos Rápidos

Informações

Avenida Del Rey, 111 – Complexo 403
Torre Serra do Cipó
Belo Horizonte/MG – Brasil – 30775-240
contato.brasil@prosci.com
+55 31 3646-8451 / WhatsApp

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com