Logo People Change
Login Portal Prosci
Sobre nós
Agenda - Turmas Abertas ao Público

O que é gestão de mudanças?

ORGANIZAÇÕES NÃO MUDAM. PESSOAS SIM!

Quando sua organização cria projetos ou iniciativas para melhorar o desempenho, resultados ou aproveitar oportunidades, acaba gerando mudanças em processos, funções de trabalho, estruturas organizacionais e usos de novas tecnologias. No entanto, são realmente as pessoas da sua empresa que, em última instância, precisam mudar a maneira como elas trabalham. Se esses indivíduos não tiverem êxito em suas transições pessoais, se não abraçarem e aprenderem uma nova maneira de agir, pensar e fazer, ou seja, se não usarem e adotarem o novo, as mudanças falharão e os resultados esperados não serão alcançados.

O QUE É GESTÃO DE MUDANÇAS

Gestão de Mudanças é a disciplina que orienta a forma como preparamos, equipamos e apoiamos indivíduos para adotarem mudanças com sucesso, a fim de impulsionar os objetivos e os resultados organizacionais.

Embora todas as mudanças e todas as pessoas sejam únicas, décadas de pesquisas em melhores práticas da Prosci mostram que existem ações que podemos tomar para influenciar as transições individuais.

A Gestão de Mudanças fornece uma abordagem estruturada para apoiar os indivíduos em organizações a passarem de seus próprios estados atuais para seus próprios estados futuros.

TRÊS NÍVEIS DE GESTÃO DE MUDANÇAS

Gestão de Mudanças Individual

A reação psicológica e fisiológica natural dos seres humanos à mudança é a resistência. Porém isso pode mudar drasticamente se as transições forem bem suportadas.

A Gestão de Mudanças Individual exige entender como as pessoas experimentam mudanças e o que precisam adequar. Também requer saber o que ajudará os indivíduos a fazerem uma transição bem- sucedida: quais mensagens precisam ouvir, quando e de quem, qual o melhor momento para ensinar uma nova habilidade, como treinar as pessoas para demonstrarem novos comportamentos e o que faz as mudanças “permanecerem”. A Gestão de Mudanças Individual baseia-se em disciplinas como a psicologia e a neurociência para atuar na mudança individual.

Após anos de estudo sobre como os indivíduos experimentam e são influenciados em tempos de mudança, a Prosci desenvolveu o modelo ADKAR® para mudanças individuais. Hoje, é um dos modelos mais utilizados no mundo.

SAIBA MAIS SOBRE O ADKAR® MODEL

Gestão de Mudanças Organizacional

Embora a mudança ocorra no nível individual, muitas vezes é impossível para uma equipe de projetos gerenciar pessoa a pessoa. A Gestão de Mudanças Organizacional nos fornece as etapas e as ações a serem tomadas no nível de projeto para suportar centenas ou milhares de indivíduos afetados pela iniciativa de mudança.

A Gestão de Mudanças Organizacional envolve primeiro identificar os grupos e as pessoas que precisarão mudar como resultado do projeto e de quais maneiras. Envolve a criação de um plano personalizado para assegurar que os empregados afetados recebam a conscientização, liderança, treinamento e patrocínio necessários para mudarem com sucesso. Conduzir transições individuais bem-sucedidas deve ser o foco central das atividades na Gestão de Mudanças Organizacional.

A Gestão de Mudanças Organizacional é complementar à Gestão de Projetos. O gerenciamento de projetos garante que a solução do seu projeto seja projetada, desenvolvida e entregue, enquanto a Gestão de Mudanças garante que a solução seja efetivamente adotada e utilizada pelos indivíduos.

Saiba mais sobre o Prosci 3-Phase Process, que fornece uma abordagem baseada em pesquisa e um conjunto completo de ferramentas para aplicar a gestão de mudanças em uma iniciativa específica.

Capacidade de Gestão de Mudanças – Competência

A Gestão de Mudanças também é uma competência central organizacional que oferece diferenciação competitiva. É a capacidade de se adaptar efetivamente ao mundo em constantes mudanças. A capacidade de gestão de mudanças significa que a competência de mudança é incorporada nas funções, estruturas, processos, projetos e atividades de liderança da sua organização. Os processos de gestão de mudanças são consistentes e efetivamente aplicados em iniciativas, os líderes têm habilidades para orientar suas equipes e os empregados sabem o que pedir para ter sucesso.

O resultado final do desenvolvimento da capacidade de gestão de mudanças é os indivíduos adotando mudanças de forma mais rápida e eficaz e as organizações respondendo rapidamente às mudanças do mercado, abraçando iniciativas estratégicas e adotando novas tecnologias com maior agilidade e menor impacto sobre a produtividade. Essa capacidade não acontece por acaso e requer uma abordagem estratégica para incorporar a gestão de mudanças em uma organização.

Saiba mais sobre como avaliar e aumentar a capacidade de gestão de mudanças da sua organização.

Agora que você sabe o que é Gestão de Mudanças, saiba mais sobre por que a gestão de mudanças é tão importante.

FALE CONOSCO
Próximos Programas de Certificação
08, 09 e 10/06/2018
São Paulo/SP
Local: Hotel Grand Mercure
08, 09 e 10/06/2018
Rio de Janeiro/RJ
Local: Hotel Hilton Copacabana
11, 12 e 13/06/2018
Belo Horizonte/MG
Local: Hotel Ouro Minas
11, 12 e 13/06/2018
Manaus/AM
Local: Hotel Caesar Business
VER TODOS

JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PROFISSIONAIS QUE ESTÃO MUDANDO CONOSCO!

Para participar de webinars, receber cases, textos, resultados de pesquisas e ferramentas gratuitamente, basta fazer seu cadastro.
*Garantimos o sigilo das suas informações.