O que é Gestão de Mudanças

O que é Gestão de Mudanças

O QUE É UMA MUDANÇA

No seu nível mais básico, a mudança é um movimento para além de um estado atual (de como as coisas estão hoje), através de um estado de transição, para um estado futuro (como as coisas serão feitas). Ela acontece ao nosso redor: em casa, na comunidade e no trabalho.

Mudança tem a ver com “mover-se para um estado futuro”.

MUDANÇA ORGANIZACIONAL

As mudanças nas organizações criam novos estados futuros sobre a forma como atuamos. Para ter sucesso, as pessoas precisam trabalhar de forma diferente.

Um universo de possibilidades

Exemplos de mudanças organizacionais

Todas elas precisam gerenciar as transições individuais para que tenham sucesso.

Implantação ou Upgrades de Sistemas
Transformação Digital
Implantação de métodos Ágeis
Fusões e Aquisições
Redesenho de Processos
Lean Six Sigma
Reposicionamento Cultural
Nova identidade / posicionamento de marketing

Desenvolvimento de Novas Competências
Inclusão e Diversidade Organizacional
Implantação de Políticas de Recursos Humanos
Expansão ou Downsizing
Redução de Custos
Abertura de Unidades e Filiais

Mudança Física (nova sede ou unidades)
Mudança de Report (nacional ou internacional)
Implantação de Estrutura Matricial
Novo posicionamento com clientes ou fornecedores
Nova estratégia comercial

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GESTÃO DE MUDANÇAS

O alcance dos objetivos da organização de mudar depende do sucesso dos indivíduos, que precisam atingir suas próprias metas pessoais de mudança. A Gestão de Mudanças é a abordagem estruturada e intencional que permite que pessoas adotem as mudanças exigidas por projetos, iniciativas e o mercado. Gestão de Mudanças tem a ver com “apoiar as pessoas impactadas pela mudança em suas transições”.

Sem Gestão de Mudanças, as pessoas se perdem durante a transição e o estado futuro é completamente diferente do que foi pensado: sem resultados e objetivos alcançados.

Entenda os benefícios

POR QUE GESTÃO DE MUDANÇAS

Melhor conexão

das mudanças com os objetivos e resultados do negócio

Trazer agilidade

para as pessoas e para a organização

Acompanhar os resultados

da mudança pelos fatores humanos do ROI (as pessoas adotarem o novo com proficiência)

Conduzir as pessoas

de forma saudável por uma curva que envolve consciência, desejo, conhecimento, habilidade e reforço

Gerenciar resistências

que podem impactar o sucesso das mudanças

Mitigar riscos

e consequências negativas como turnover, impacto nos clientes, redução de produtividade, clima organizacional

Todos são responsáveis. Cada um com o seu papel

Quem faz Gestão de Mudanças?

Equipe ou Profissional de Gestão de Mudanças

Responsável pela estrutura, processo, estratégia e metodologia de gestão de mudanças, seja para um projeto / iniciativa ou para a organização com um todo.

Equipe do Projeto ou Iniciativa

É responsável pelas entregas técnicas dos projetos e iniciativas, garantindo que a solução seja implementada com sucesso.

Funções de apoio

São áreas ou profissionais que trazem as expertises da organização necessárias para que as mudanças aconteçam. Por exemplo: Recursos Humanos, Comunicação, Marketing e Processos.

Executivos e Sponsors

Possuem o papel de serem patrocinadores das mudanças. Precisam ser ativos, visíveis, comunicar sobre as mudanças, dar exemplo e criar coalizões de patrocínio.

Líderes intermediários

Possuem o papel de líderes da mudança perante suas equipes. Precisam comunicar, fazer a ligação entre a mudança e a sua área, defender a mudança, gerenciar resistências e apoiar os colaboradores para que façam suas transições individuais

Colaboradores

Precisam entender as mudanças e a sua própria mudança individual. Envolver, questionar, adotar e utilizar o novo. São agentes das mudanças.

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MATURIDADE EM GESTÃO DE MUDANÇAS

É importante entender também que existem várias formas de atuar com Gestão de Mudanças:

No nível individual;

No nível de uma iniciativa ou projeto;

No nível de portfólio;

No nível organizacional;

E o que determinará a melhor forma, é o nível de Maturidade em Gestão de Mudanças da sua organização. O Modelo de Maturidade de Gestão de Mudanças da Prosci, tem cinco níveis e cada um requer um nível de Gestão de Mudanças

Leia mais sobre o assunto no nosso artigo do blog

E-book

OS PAPÉIS NA GESTÃO DE MUDANÇAS