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Overview

A primeira versão da metodologia de Gestão de Mudanças da Prosci foi desenvolvida com base nos resultados da Pesquisa Mundial de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças, realizada em 1998.  Desde então, a metodologia se adapta de acordo com os resultados das pesquisas que acontece a cada dois anos com milhares de organizações ao redor do mundo. O que é único sobre a metodologia é que ela foi construída e se desenvolve com base na experiência e resposta de líderes e equipes reais de projetos que refletiram sobre o que funcionou, o que não teve êxito e o que eles fariam de forma diferente no próximo projeto.

A Prosci tem uma metodologia holística e fácil de usar. O processo, as ferramentas e os assessments foram desenvolvidos com um objetivo em mente: você pode usá-los em seus projetos ao mesmo tempo que constrói seu próprio conjunto de habilidades de gestão de mudanças (junto com sua organização). Para entender como a metodologia foi estruturada, é importante retomar o conceito de que a Gestão de Mudanças requer uma perspectiva individual e uma organizacional.

GESTÃO DE MUDANÇAS NO NÍVEL INDIVIDUAL

A Gestão de Mudanças Individual significa entender como uma pessoa adota uma mudança com proficiência.

As organizações não mudam, as pessoas sim!

Não importa o tamanho de um projeto ou iniciativa que você esteja assumindo, o sucesso acontecerá se cada empregado trabalhar de maneira diferente, multiplicado por todas as pessoas impactadas pela mudança. Sem uma perspectiva individual, ficamos com atividades, mas sem a ideia do objetivo ou resultado que estamos tentando alcançar.

Individual = Prosci ADKAR® Model

ADKAR® MODEL: A MUDANÇA INDIVIDUAL

O modelo de mudança individual da Prosci é chamado de Prosci ADKAR® Model, um acrônimo de:

Awareness – consciência
Desire – desejo
Knowledge – conhecimento
Ability – habilidade
Reinforcement – reforço

Significa que um indivíduo durante um processo de mudança precisa ter:

Consciência sobre a necessidade da mudança
Desejo de participar e apoiar a mudança
Conhecimento sobre como mudar
Capacidade de implementar habilidades e comportamentos necessários
Reforço para sustentar a mudança

Saiba mais sobre o ADKAR® Model

 

GESTÃO DE MUDANÇAS NO NÍVEL DO PROJETO

A Gestão de Mudanças no nível do projeto significa utilizar metodologia para ajudar as pessoas a adotarem e utilizarem o novo (seja ele um processo, uma ferramenta, um sistema, um comportamento) com proficiência.

Embora a mudança ocorra uma pessoa por vez, existem processos e ferramentas que podem ajudar a facilitar essa mudança entre grupos e organizações. Sem uma abordagem estruturada, a gestão de mudanças pode ser ser limitada apenas à comunicação e treinamento. Quando há uma perspectiva de resultado, é muito importante dimensionar as atividades de Gestão de Mudanças e definir como usá-las de acordo com as características da mudança e a cultura da empresa.

Por esse motivo, a metodologia da Prosci é focada nas duas dimensões:

 

Projeto = Prosci 3-Phase Process®

 

 

3-PHASE PROCESS®: A MUDANÇA NO NÍVEL DO PROJETO

O processo de Gestão de Mudanças Organizacional da Prosci foi introduzido pela primeira vez em 2002 após a terceira edição da Pesquisa de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças. Esse processo é construído em três fases. A metodologia inclui assessments, avalições, modelos, planos e ferramentas para apoiar cada fase bem como orientações para completar cada etapa de forma mais eficaz.

Fase 1 – Preparing for Change
Fase 2 – Managing Change
Fase 3 – Reinforcing Change

Saiba mais sobre o 3 – Phase Process

 

GESTÃO DE MUDANÇAS NO NÍVEL ORGANIZACIONAL

A Gestão de Mudanças no nível organizacional significa utilizar metodologia para construir a estratégia de mudanças na organização, seja implementando o escritório, as normas, a área ou o processo formalizado em outras áreas já existentes.

O objetivo é cada vez mais desenvolver as pessoas em todos os níveis e áreas para que a empresa tenha prontidão para mudanças e consiga ter cada vez mais capacidade de mudar.

Por isso é importante um esforço para integrar os diversos projetos e mudanças e construir as competências individuais em gestão de mudanças.

Organizacional = Prosci ECM®

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