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Papéis em gestão de mudanças

Existe todo um sistema de papéis na organização responsável por apoiar as pessoas nas transições exigidas pelas mudanças. Desde os mais altos níveis até líderes intermediários, gerenciar as mudanças de forma eficaz requer um sistema de atores que desempenham o seu papel específico com base em sua relação única com a mudança.

A imagem abaixo mostra cinco papéis-chave na Gestão de Mudanças:

 

 

PAPÉIS VOLTADOS PARA OS EMPREGADOS E PAPÉIS ATIVADORES DA MUDANÇA

É importante notar que, dos cinco papéis apresentados, dois têm contato direto com os empregados impactados pela mudança, enquanto os três restantes fazem mais o seu trabalho nos bastidores.

 

• Interações individuais
• Interações em grupo
Por que esses são os papéis voltados diretamente para os empregados? Porque essas são as pessoas que os empregados querem ouvir!
• Criar e implementar planos que são executados pelos papéis voltados para os empregados dentro da empresa
Por que esses não são papéis diretamente ligados aos empregados? Porque os empregados não têm proximidade com essas pessoas!

 

O QUE CADA PAPEL PRECISA SABER E FAZER DURANTE A MUDANÇA

RECURSO / EQUIPE DE GESTÃO DE MUDANÇAS

Esse papel exige:

Aplicar uma metodologia estruturada de gestão de mudanças – ao invés de operar de uma maneira improvisada, o objetivo é ter uma abordagem de gestão de mudanças com propósito e intenção.

Formular a estratégia – avaliar o tamanho da mudança e quem será impactado por ela para desenvolver uma estratégia personalizada.

Desenvolver planos – com base no desenvolvimento da estratégia, criar um conjunto personalizado de planos para movimentar as pessoas, incluindo o plano de comunicação, sponsor roadmap, plano de coaching, plano de treinamento e plano de gestão da resistência.

Apoiar outros papéis – os profissionais de gestão de mudanças são coaches dos outros papéis.

A Certificação Internacional em Gestão de Mudanças Prosci é indicada para esse papel pois desenvolverá, a partir de uma mudança real, todas as exigências citadas acima.

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EXECUTIVOS E GERENTES SÊNIORES – SPONSORS

Esse papel exige:

Participar ativamente e de forma visível ao longo do projeto – existem três palavras-chave aqui: ativo, visível e duradouro – patrocinadores devem estar presentes e serem vistos pelos empregados.

Construir uma coalizão de patrocínio e gerenciar a resistência – a coalizão de patrocínio descreve o grupo de gerentes e líderes que vai levar a mudança de volta para o seu departamento, divisão, área ou grupo de trabalho. O sponsor principal deve construir e manter uma coalizão saudável.

Comunicar diretamente com os empregados – empregados querem ouvir as razões de negócio para a mudança de alguém do topo da organização.

O Workshop de Sponsors e Executivos é indicado para esse papel, pois desenvolverá, a partir do portfólio de mudanças da empresa, todas as exigências citadas acima.

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GERENTES E SUPERVISORES – NÍVEL MÉDIO

Esse papel exige:

Comunicar – empregados preferem ouvir mensagens sobre como a mudança os impacta do líder imediato.

Ser advogado – se o gestor se opõe à mudança, a sua equipe terá menos condição de apoiá-la. Por outro lado, quando o gestor é um defensor, os empregados muitas vezes seguem o seu exemplo e apoiam a mudança.

Ser coach – ajudar os empregados através de suas próprias transições pessoais é a essência do coaching de mudança por gerentes e supervisores.

Gerenciar a resistência – pesquisas mostram que a melhor intervenção para mitigar a resistência vem do líder imediato do empregado.

Ser agente de ligação – o papel de ligação envolve a interação com a equipe do projeto, tomando direção e fornecendo feedback em relação aos impactos do projeto na sua área.

* Nota importante – gerentes e supervisores não podem efetivamente liderar suas pessoas através da mudança se eles próprios não estiverem preparados em sua transição individual.

O Workshop de Líderes é indicado para esse papel, pois desenvolverá a partir das mudanças que eles lideram e são impactados, todas as exigências citadas acima.

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EMPREGADOS

Esse papel exige:

Entender a mudança – compreender as razões de negócio, por que a mudança é necessária e qual o risco de não mudar.

Saber fazer perguntas – desenvolver perguntas assertivas e que irão facilitar a compreensão do processo de mudança. Buscar as fontes certas de informação.

Compreender a forma de buscar apoio do líder imediato – compreender o papel do líder no processo de mudança, as dificuldades enfrentadas por ele, o momento certo de buscar ajuda e como acionar o líder.

Saber passar pela sua própria transição individual – entender que o processo de mudança ocorre em etapas e que a transição ocorrerá com insumos da organização e dele próprio.

Adotar e usar o novo – compreender a importância do seu papel para o resultado da organização e dos projetos.

O Workshop de Empregados é indicado para esse papel, pois desenvolverá as exigências citadas acima.

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EQUIPE DO PROJETO

Esse papel exige:

Criar a mudança real – criar a solução que, em última análise, impacta como as pessoas fazem seus trabalhos.

Gerenciar o ‘lado técnico’ – com uma abordagem estruturada e conectada com o lado humano da mudança.

Comprometer-se com a equipe/recurso de gestão de mudanças – trabalhar com o recurso ou equipe de gestão de mudanças para garantir que o lado técnico e o lado humano da mudança tenham progressos unificados.

Integrar os planos de gestão de mudanças com o plano de projeto – integrar os planos de gerenciamento de projetos com os de gestão de mudanças, a fim de criar um plano de projeto consistente.

O Workshop Entregando Resultados em Projetos é indicado para esse papel, pois desenvolverá no time de projetos a integração do lado técnico com o lado humano, de acordo com a visão e etapas do gerenciamento de projetos.

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FUNÇÕES DE APOIO DO PROJETO

Esse papel exige:

Experiência e expertise – funções de apoio do projeto trazem experiências sobre mudanças passadas que podem ser aplicadas para a mudança atual.

Conhecimento – esses profissionais têm conhecimento especializado que pode ajudar a equipe do projeto e a equipe de gestão de mudanças.

Visão da organização – esses profissionais conectam a mudança com a realidade da organização.

O Workshop Fundamentos de Gestão de Mudanças é indicado para esse papel, pois desenvolverá os principais conceitos sobre o assunto de forma simples, direta e suficiente para atuarem como apoio dos projetos.

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