Prosci 3-Phase Process

Prosci 3-Phase Process®

Um processo estruturado para impulsionar a mudança organizacional

O Prosci 3-Phase Process® é um dos três componentes principais da Metodologia Prosci, além do PCT™ Model e do Prosci ADKAR® Model. Enquanto o ADKAR® Model permite mudanças bem-sucedidas em nível individual, Prosci 3-Phase Process® fornece uma estrutura para alcançar mudanças em nível organizacional.

Por meio desse processo organizacional, os profissionais de Gestão de Mudanças trabalham em três fases (Phase 1 – Prepare Approach, Phase 2 – Manage Change, Phase 3 – Sustain Outcomes) para alcançar os resultados do projeto.

Cada fase é dividida em três estágios e cada um inclui atividades importantes para apoiar o sucesso de uma iniciativa de mudança. Embora Prosci 3-Phase Process® seja estruturado, ele também é adaptável e escalonável para atender às necessidades de qualquer organização ou iniciativa de mudança.

Phase 1 – Prepare Approach

A primeira fase do Prosci 3-Phase Process® dá suporte às equipes de mudança e projeto no desenvolvimento de sua estratégia de Gestão de Mudanças. As atividades nesta fase ajudam os profissionais a desenvolver uma abordagem personalizada e abrangente que posiciona sua mudança para o sucesso.

Os três estágios da Phase 1 – Prepare Approach incluem:

Definir Sucesso – Os profissionais estabelecem precisamente o que estão tentando alcançar, com atividades como o desenvolvimento de um perfil de mudança detalhado e a definição de como é o sucesso no projeto.

Definir Impacto – Esta etapa se concentra em como a mudança afeta os indivíduos, usando atividades que incluem a identificação de grupos afetados e a definição de adoção e uso.

Definir Abordagem – Aqui, os profissionais consideram quais etapas eles precisarão realizar para alcançar o sucesso do projeto, envolvendo-se em atividades como avaliação de risco, identificação de resistência potencial e estabelecimento de funções necessárias.

A entrega para esta fase é a Estratégia de Gestão de Mudanças, que estabelece a abordagem necessária para entregar os resultados desejados do projeto.

Phase 2 – Manage Change

A segunda fase do Prosci 3-Phase Process® dá vida à Estratégia de Gestão de Mudanças. As atividades nesta fase envolvem o desenvolvimento de planos e ações que ajudam a mover os indivíduos e a organização através das transições ADKAR®.

Os três estágios da Phase 2 – Manage Change incluem:

Planejar e Agir – Os profissionais estabelecem a melhor forma de preparar, equipar e apoiar as pessoas que serão afetadas pela mudança, com atividades como o desenvolvimento de um modelo ADKAR® e a produção de planos de Gestão de Mudanças, como um plano de patrocinador e um plano de comunicações.

Acompanhar Desempenho – Este estágio se concentra em como acompanhar e sustentar o progresso nos esforços de Gestão de Mudanças, usando atividades que incluem o estabelecimento de um calendário de acompanhamento e a identificação de pontos fortes e oportunidades de desempenho.

Adaptar Ações – Com base no que os profissionais aprenderam até agora, especialmente no estágio anterior, eles gastam um tempo importante ajustando sua estratégia de Gestão de Mudanças com atividades como preparar ações adaptativas e continuar a monitorar o desempenho.

A entrega para esta fase é o Plano Mestre de Gestão de Mudanças, que consolida os planos individuais e serve como documento de orientação para a equipe de Gestão de Mudanças.

Phase 3 – Sustain Outcomes

A terceira e última fase Prosci 3-Phase Process® estabelece a abordagem para garantir que a mudança seja adotada e que a organização esteja comprometida em fazer o que for necessário para sustentar a mudança. As atividades relacionadas envolvem a reavaliação do desempenho, a ativação de estratégias de sustentação e a transição de responsabilidades.

Os três estágios da Phase 3 – Sustain Outcomes incluem:

Analisar Desempenho – Após a entrada em operação do projeto, os profissionais refletem sobre o desempenho para confirmar os resultados desejados, com atividades como a revisão do ADKAR® e a documentação das lições aprendidas.

Ativar Sustentação – Aqui, os profissionais se concentram na implementação de ações para sustentar os resultados da mudança, envolvendo-se em atividades como a identificação de lacunas e a ativação de funções de sustentação.

Transferir Propriedade – Neste estágio final do Prosci 3-Phase Process®, os profissionais estabelecem como levar os esforços de sustentação adiante, com atividades importantes que incluem a transferência de conhecimento e ativos, bem como celebrar os sucessos da Gestão de Mudanças.

A entrega para esta fase é o Encerramento da Gestão de Mudanças, que documenta o status do desempenho da mudança, além de preparar a organização para possuir e manter os resultados da mudança.

E-book: Introdução à Gestão de Mudanças

Os dados são claros: mesmo quando as mudanças organizacionais atendem aos requisitos técnicos e marcos, elas ainda podem falhar na entrega de resultados e benefícios. O que está faltando? Mudar a gestão. As organizações que adotam o gerenciamento de mudanças têm mais probabilidade de atingir os objetivos do projeto, cumprir ou adiantar o cronograma e cumprir ou ficar abaixo do orçamento.

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